domingo, 3 de maio de 2009

A escolha do amplificador. Part2


Olá novamente, aqui estou com a minha terceira postagem, dando continuidade, ao assunto de ontem (a escolha do amplificador). As idéias da postagem anterior ficaram um pouco misturadas e vagas. Hoje tentarei dar informações concretas sobre o assunto, sendo que eu falei tanto sobre amplificadores valvulados, transistores e outros e mal expliquei suas respectivas diferenças. Então, comecemos pelos mais populares, os valvulados.


Os amplificadores valvulados, são os mais antigos amplificadores que temos por ai, mas se é um sistema tão antigo, por ele ainda é o predileto, perante à alguns guitarristas?? Bem a resposta está em sua saturação, no momento em que você aumenta o volume do amplificador, as válvulas iram agir como compressores. Comprimindo o som e deixando-o, mais concentrado ele irá teoricamente “engordar mais o som”, a partir daí vem a atração principal, a saturação das válvulas, que dependendo do modelo só com o aumentar de volume pode gerar distorções “nervosas”, no caso de um Marshall JCM 800, por ele possuir o seu drive natural, como outros amplificadores valvulados, o pedal de “overdrive” mais simples pode ser o suficiente para “empurrar” o drive deste amplificador, levando sua distorção, ao peso máximo, essa combinação de overdrive e JCM 800 me lembra um dos meus timbres preferidos que é obtido nessa exata combinação, o timbre do Zack Wylde(Ozzy/BLS).


Até então, para quem gosta dos gêneros de rock pesado, só falamos dos prós, mas vamos aos contras.


Equipamentos movidos a válvula, é necessário esquentar, antes de sua utilização, o que pode demorar um pouco, estes equipamentos na hora de desligar e ir embora de um ensaio também é necessário esperar esfriar antes de finalizar o processo e de fato ir embora. Este tipo de equipamento é pesado, o que causar bons danos na coluna de um desavisado, eles não tem ganho linear e como já dito antes alguns mal tem som limpo.


A qualidade do som das válvulas é obtida em sua saturação, ou seja com o volume no “pico”, portando se você pretende adquirir um amplificador valvulado apenas para praticar em casa, saiba que isso poderá ocasionar em processos judiciais por parte de sua vizinha, até então não há grandes vantagens, as vantagens dos amplificadores valvulados são encontrados apenas ao vivo, ou em estúdio em momento de gravações.


Amplificadores valvulados são extremamente delicados, pelo fato de apenas o balançar de um carro, pode “estourar” seu amplificador e então no caso de mover o amplificador com a válvula ainda quente, as válvulas poderão queimar ou super aquecer algo.



Por: Rafael Alves Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário